11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Decoração Sala de Jantar e Estar Integradas: Dicas e Truques para criar um ambiente integrado incrível + 10 Fotos Bônus

Decoração Sala de Jantar e Estar Integradas: Dicas e Truques para criar um ambiente integrado incrível + 10 Fotos Bônus

Você já reparou que quando olhamos a foto de um ambiente decorado nós achamos lindo no início, mas quando vamos tentar fazer igual o resultado não sai igual esperado?

E você já parou para pensar o porquê isto acontece?

Bem, o motivo é porque na decoração de ambientes existem algumas técnicas utilizadas por arquitetos e designers de interiores que fazem com que um ambiente fique saltando aos olhos e criem aquele universo de “ual”.

Mas agora você deve estar se perguntando: Patricia será que só um profissional consegue replicar este modelo?

E eu te respondo: Não.

É possível sim, qualquer pessoa com um pouco de informação e determinação criar uma decoração incrível e aconchegante.

E para te ensinar algumas técnicas resolvi escrever um post de um dos ambientes mais desafiadores de serem decorados: Salas de jantar e sala de estar integradas.

Vamos lá?

#Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas: Os campeões de aconchego do lar!

Com a explosão dos apartamentos pequenos, principalmente nas grandes cidades, cada vez mais os moradores buscam espaços amplos que tiram aquela sensação de “aperto”.

E a solução encontrada pelas construtoras e arquitetos foi acabar de vez com as paredes e investir cada vez mais em ambientes integrados.

Mas se antes tínhamos os ambientes muito bem definidos e sabíamos quais eram os coringas da decoração de cada cômodo, agora o desafio é fazer uma decoração do tipo “dois em um, que seja surpreendente e ao mesmo tempo fluida.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer a decoração de ambientes integrados sem ficar muito monótono ou com espaços vazios.

A primeira regra é definir bem o limite de cada espaço mas de uma forma que fique claro que um é continuidade do outro.

Outro ponto importante é focar no equilíbrio entre os ambientes ou seja fazer com que cada peças e artigo de decoração seja um complemento do todo.

Parece difícil? Na verdade é mais simples do que você imagina.

Continue lendo o post para saber como colocar estes conceitos em prática.

#Separando os ambientes

Apesar de serem ambientes integrados, é importante trazer alguns elementos de decoração que possa fazer a distinção entre eles.

Isto porque o nosso cérebro, quando não enxerga algumas pequenas diferenças entre um espaço e outro tende achar que se trata do mesmo ambiente e como resultado desta percepção é comum sentir um certo cansaço da decoração.

Para isto não acontecer, existem diversas formas de delimitar os espaços em ambientes integrados, uma delas é utilizar um tapete grande em cores neutras para delimitar a área da sala.

Outra dica para delimitar os espaços é usar diferentes tipos de pisos dentro de um mesmo ambiente. Você pode, por exemplo, colocar um piso diferente em baixo da mesa de jantar, pode ser apenas um espaço pequeno com ladrilho hidráulico ou outro piso de preferência. Apenas este detalhe irá fazer uma grande diferença.

A disposição dos móveis também ajuda a demarcar os ambientes, como por exemplo, deixar o sofá com as costas viradas para a sala de jantar, desta forma você conseguirá visualizar qual o espaço destinado para lazer e o local das refeições, mas sem perder a sensação de amplitude.

Aparadores também são uma excelente forma de criar espaços de transição dentro de um ambiente integrado.

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Separando 03 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Separando 02 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Separando 01

#Escolhendo a paleta de cores

Como se trata de um mesmo ambiente, para compor a decoração, é importante escolher uma paleta de cores que gere equilíbrio entre os espaços.

A ideia aqui é simples: Evitar que o ambiente vire uma mistura de cores sem conexão e que acabe deixando o espaço carregado demais.

Para isto, pense nos dois ambientes como sendo um só.

Em seguida, escolha uma ou no máximo duas cores fundo, estas cores deverão ser usadas nas áreas maiores como paredes e pisos.

Para ambientes pequenos, prefira cores claras como branco ou os tons de bege e areia.

E se você gosta de um toque de cor e não quer que a sua sala de jantar e sala de estar fique com cara de um ambiente chato fique tranquila, este colorido a mais virá através dos objetos de decoração.

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Paleta Cores 03 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Paleta Cores 02 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Paleta Cores 01

#Compondo os ambientes

Conhecemos como separar os ambientes e escolhemos as cores bases agora é a hora de arregaçar as mangas e fazer a magia acontecer.

Saber aonde colocar cada móvel e objeto de decoração é o grande truque que irá fazer com que os dois ambientes sejam fluidos e integrem entre si.

Uma ótima forma de começar é utilizando espelhos, além de ajudar a ampliar os ambientes, espelhos nas paredes ajudam a aumentar a iluminação dos espaços.

Como o espaço destinado a sala de jantar é o mais distante das portas e janelas, o resultado pode ser um ambiente escuro com pouca iluminação, para resolver este problema utilize um espelho em toda a extensão da parede destinada a sala de jantar.

Ainda falando em iluminação é importante que os dois ambientes fiquem bem iluminados, você pode escolher entre lustres ou spots de luz, o importante aqui é que tanto a sala de estar quanto a de jantar tenha o seu próprio ponto focal de iluminação.

Se optar por lustres, para que a área integrada fique bem equilibrada, escolha um lustre maior para sala de estar e um menor para a sala de jantar ou vice versa.

Como estamos falando de ambientes integrados é importante que os dois elementos possam integrar entre si através de cores e texturas.

A localização dos lustres para ambas as áreas deve ser central ou seja, na sala de jantar o lustre deve ficar localizado acima da mesa de jantar e na sala de estar no espaço entre o sofá e a televisão.

Desta forma você irá garantir que os dois ambientes fiquem bem iluminados evitando áreas escuras.

Em especial na sala de jantar, se a sua mesa for do tipo cumprida retangular, o ideal é investir em dois ou três pendentes de luz pequenos que possam acompanhar toda a extensão da mesa.

Como forma de deixar um corredor entre os ambientes, procure deixar sofás e televisão encostados na parede.

Se você tem uma sala pequena, dê preferência por apenas um sofá de dois ou três lugares e complete a oferta de assentos com bancos e cadeiras.

Sofás modulares tendem a limitar os espaços, deixando os ambientes menores e fechando completamente as áreas destinadas a circulação, então procure evitar este tipo de móvel.

Outra dica para a sala de estar é utilizar um painel acima do rack da TV, esta também é uma ótima forma de criar mobilidade entre os dois ambientes.

Se a sua sala de estar for pequena abra mão da mesa de centro e invista em mesas laterais, desta forma você terá mais espaço para circulação.

Para completar a decoração invista em quadros e prateleiras. Plantas também são muito bem vindas e ajudam a quebrar a monotonia das cores.

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Composição 04 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Composição 03 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Composição 02 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Composição 01

#Brincando com as texturas

Não sei se você reparou mas a maior parte das fotos e objetos de decoração que dão aquele ar de beleza e harmonia geralmente não seguem um padrão fixo de textura.

Ou seja é comum você ver almofadas lisas misturadas com almofadas listradas.

Móveis modernos misturados com outros objetos de decoração tipo rústicos.

Uma parede de tijolo aparente em perfeita harmonia com uma parede completamente lisa.

Esta mistura de estilos chamada também de mistura de texturas é o grande truque para fazer com que os ambientes pareçam que estão em movimento e fiquem mais aconchegante.

E em uma sala de jantar integrada a sala de estar, misturar texturas é fundamental para criar harmonia e quebrar a monotonia das cores e padrões.

Neste caso você pode utilizar de diversas formas para conseguir um excelente resultado, começando pelo exemplo das almofadas, escolha duas almofadas lisas e duas almofadas estampadas e posicione elas intercaladas entre si.

Esta mesma técnica pode ser aplicada na hora de escolher o tecido dos móveis.

Misturar o estofado do sofá de uma cor neutra com uma poltrona ou puff estampado é uma excelente opção.

O mesmo pode ser feito na sala de jantar, combinando uma mesa com tampo de mosaico por com cadeiras modernas do mesmo tom.

O mesmo vale para quadros, vasos decorativos, mantas e outros objetos de decoração.

E são estes pequenos detalhes responsáveis por criar esta sensação de preenchimento e movimento nos ambientes.

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Texturas 03

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Texturas 02 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Texturas 01

#Bônus: 10 lindas fotos para você se inspirar

E se você gostou das dicas deste post para criar uma decoração perfeita para a sua sala de jantar e sala de estar integradas, separei ainda aqui 10 lindas fotos Bônus para inspirar.

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 09 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 08 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 07 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 06 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 05 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 04 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 03 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 02 Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas 01

Concluindo ….

Sala de Jantar e Sala de Estar Integradas Conclusão 01

O primeiro passo para fazer uma decoração que esteja de acordo com o seu gosto e que atenda as suas expectativas é principalmente prestar atenção em todos os detalhes.

A diferença entre um ambiente bonito do tipo “ual” não está apenas no bom gosto ou na compra de móveis e objetos caros.

O grande segredo é saber quais são os detalhes que realmente fazem a diferença.

Neste post compartilhei com você alguns destes segredos que podem te ajudar a trazer este ambiente de foto para o mundo real.

E espero de verdade que você possa coloca los em prática e criar a decoração dos seus sonhos.

E se você gostou deste artigo compartilhe, assim como ele foi útil para você ele também poderá ser útil para outras pessoas.

Ah e não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails para continuar a receber dicas incríveis como esta. É gratuito e fique tranquila (o) que não fazemos spam.

Até o próximo artigo.

Forte abraço!

Patricia Santos

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation