11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Como montar uma cozinha com decoração vintage

Como montar uma cozinha com decoração vintage

Um estilo de cozinha muito apreciado nos últimos tempos é o vintage. Sendo muito utilizada por designer de interiores, sua decoração consiste no uso de objetos, móveis, utensílios e acessórios que remetam a tempos antigos, a uma atmosfera mais clássica e tradicional. O rústico, o desgastado, as ranhuras e rachaduras, os tons puxados para o marrom, as pontas descascadas de móveis, todos esses itens que lembrem coisas antigas fazem parte desse estilo de decoração. Isso o torna potencialmente amplo, permitindo que você combine diferentes tipos de peças e móveis de diferentes épocas. O segredo é só não usar objetos que contrastem demais ou criem conflitos de estilos e cores.

Se você se interessou por esse tipo de cozinha e pretende trazer esse ar vintage para a sua, veja as dicas que selecionamos para te ajudar nesse objetivo!

Cozinha Vintage 02

1. Reaproveite os seus móveis antigos

Uma das vantagens de uma cozinha vintage, é que você pode reutilizar os móveis antigos que ficaram perdidos em alguma sala, na garagem, no porão ou no sótão. É só remover o pó e dar uma arrumada neles, até mesmo uma rápida restauração com direito a uma demão de pintura (com cuidado, para não estragar o aspecto antigo) e um pouco de verniz. Ao invés de mandá-lo para o lixo, você pode simplesmente transformá-lo naquele móvel que dará destaque para o estilo vintage na sua cozinha.

Cozinha Vintage 04

2. Mude o aspecto dos seus móveis para algo mais retrô

Se você não possuir um móvel antigo para reaproveitar, você pode fazer o seu móvel antigo! Bem, não exatamente no sentido amplo da palavra, construindo um, mas pelo menos no visual. Existem técnicas que ajudam a dar um toque mais antigo e desgastado ao móvel e que podem ser feitas usando materiais bem simples. Veja algumas delas:

– Pátina;

– Craquelê;

– Desgaste forçado – você desgasta o móvel com pancadinhas de martelo, lixando a madeira etc. Só cuidar para ele não se desgastar muito rápido, então o uso de verniz e óleo de peroba pode ser importante, desde que não afetem demais o visual.

Cozinha Vintage 03

3. Réplicas podem ser mais vantajosas do que móveis originais  

Por mais que uma decoração de cozinha vintage requeira o uso de objetos de épocas passadas, você não precisa sair por aí visitando lojas de antiguidades e pregões em busca deles. E se não tiver muitas habilidades manuais ou estiver com receio de estragar alguma peça, também não precisa arriscar as técnicas da opção anterior – embora o treino e a prática sejam úteis, já que você poderá usar essas técnicas em outros móveis no futuro. Além dessas duas alternativas, há uma terceira mais simples.

Existem alguns móveis que podem ser adquiridos em lojas de decoração mesmo, e que simulam a aparência dos antigos, dependendo do estilo e época. Desse modo, você ainda pode encontrar jogos completos de armários e gavetas com mesas e cadeiras que combinem. O que, às vezes, pode ser mais difícil quando se procura por peças antigas isoladas.

Viu só como pode ser simples mudar o visual da sua cozinha? Se gostou das nossas dicas, não se esqueça de comentar! Até o próximo artigo!

Fonte imagens: Pinterest

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation