11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Decoração Quarto de Bebê: Um Guia completo para você se planejar e fazer uma linda decoração para o quarto do seu pequeno – Parte II

Decoração Quarto de Bebê: Um Guia completo para você se planejar e fazer uma linda decoração para o quarto do seu pequeno – Parte II

Agora que você já viu aqui como fazer o planejamento e escolher os temas e as cores do quarto do bebê, é hora de arregaçar as mangas e começar a escolher o revestimento, móveis e claro a decoração!

Nesta segunda parte do post você irá aprender como:

– Escolher o melhor revestimento.

– Aprender a selecionar o móvel ideal

– Saber o passo a passo para finalizar os detalhes da decoração

– E mais … 3 dicas bônus de organização.

Vamos lá?

#4º passo: Mãos à obra

Finalizada as etapas de escolha do tema e da cor, agora é o momento de arregaçar as mangas e começar a decoração

Para poder se organizar melhor e trazer clareza para o planejamento, dividimos as fases em etapas.

#1º Etapa: Revestimentos

A escolha dos revestimentos devem levar em conta a saúde do bebê e a facilidade na hora da limpeza.

Materiais que não tem cheiro ou que seguram a humidade também são uma ótima dica na escolha dos materiais

– Pisos

Escolha pisos antiderrapantes e fáceis de limpar, além de serem mais práticos, garantem a sua segurança e a do bebê, principalmente em momentos que você estiver com sono ou precisar correr para amamentar a criança.

Decoração Bebe - Piso 01

Decoração Bebe - Piso 03

Decoração Bebe - Piso 02

Decoração Bebe - Piso 04– Pintura

Pintar as paredes é sempre a escolha mais prática e mais barata.

Caso opte por esta opção, de preferência por tintas acrílicas porque são mais fáceis de limpar e a base de água, que não contem cheiro.

Hoje no mercado já existem opções de tintas próprias para pintar quartos de criança.

Decoração Bebe - Pintura 02

Decoração Bebe - Pintura 01

– Papel de Parede

O papel de parede é ideal para ambientes frios, também são uma ótima opção para quem gosta de desenhos ou quer personalizar ainda mais o quarto.

Como as paredes são superfícies mais amplas, escolha de preferência cores mais suaves ou considere aplicar o papel em apenas metade da parede, desta forma o quarto fica mais suave e harmoniza com os outros itens da decoração sem ficar muito pesado.

Um dos únicos inconvenientes do papel de parede é na hora de trocar a decoração, pois dá trabalho na hora de tirar e muitas vezes a parede pode ficar danificada.

Por isto, caso opte por esta opção, pense em uma decoração que possa servir para quando o bebê estiver maior e que possa durar por mais tempo.

Decoração Bebê - Papel de Parede 02

Decoração Bebê - Papel de Parede 03

– Adesivos

Os adesivos são uma ótima opção para dar vida ao quarto das crianças e também estimular a criatividade, curiosidade e percepção.

Antes de aplicar os adesivos, faça uma montagem na parede para ver como vai ficar, assim você evita de cometer erros na hora da aplicação.

Certifique –se na hora da utilização, que as paredes estão limpas e secas, caso contrário pode comprometer a qualidade final do trabalho.

Decoração Bebê - Adesivo 06

Decoração Bebê - Adesivo 05

Decoração Bebê - Adesivo 04

Decoração Bebê - Adesivo 03

Decoração Bebê - Adesivo 01

# 2º Etapa Móveis

Além de bonitos, levem em conta na escolha dos móveis, questões como segurança, durabilidade e funcionalidade.

Antes de escolher o mobiliário, tire todas as medidas do espaço, e pense em como irá ficar à disposição de cada móvel, desta forma você não corre o risco de investir em algo que não caberá no quarto ou que irá comprometer a circulação.

– Berço

Como o bebê dormirá no berço por pelo menos dois anos, opte por um modelo resistente.

Verificar a segurança também é muito importante, cheque os espaços entre as grandes e também se o modelo não oferece nenhum outro tipo de risco ao bebê.

Se quiser economizar, invista em berços que se transformam em mini camas assim você não terá que trocar o móvel em um espaço de até 5 anos.

Decoração Bebê - Berço 02

Decoração Bebê - Berço 04

Decoração Bebê - Berço 05

Decoração Bebê - Berço 06

Decoração Bebê - berço 03

Decoração Bebê - Berço 01

 

Berço 01

                                                               Berço Colinho – Cerezo

                                                                       Ver Produto

 

Está gostando do post? Então inscreva-se para receber promoções e novidades.


<br

– Guarda roupa

Assim como no caso do berço, é bom pensar quanto tempo pretende ficar com o móvel, comprar um bom guarda roupa que seja coringa hoje pode trazer muita economia no futuro.

Mas ser for apenas em quanto o seu filho for bebê, vale a pena investir em modelos com mais gavetas, por conta dos tamanhos das roupas e também para guardar outros itens, como por exemplo fraldas.

Decoração Bebe - Guarda Roupa 05

Decoração Bebe - Guarda Roupa 03

Decoração Bebe - Guarda Roupa 02

Decoração Bebe - Guarda Roupa 04

Guarda Roupa 01

Quarda Roupa 02

Guarda Roupa 2 Portas – Bali – Laqueado 

Ver Produto

– Cômoda

Por questão de espaço, prefira modelos de cômodas que venham com trocadores.

Na hora de escolher aonde o móvel irá ficar de preferência para os espaços próximos ao berço, isto irá facilitar na hora da troca de roupa do bebê.

O tamanho também é um fator importante, além das questões relacionadas ao espaço e circulação, pense nos objetos que irá guardar na gaveta, desta forma é possível comprar um móvel com o tamanho realmente necessário para o uso.

Decoração Bebe - Comoda 01

Decoração Bebe - Comoda 03

Decoração Bebe - Comoda 04

Decoração Bebe - Comoda 02

Comoda 02

Comodo 01

 

Cômoda 3 Gavetas e 1 Nicho – Bali – Branco Laqueado

Ver Produto

Comoda 03

Cômoda Riviera Branco Giz

Ver Produto

– Poltrona

Na hora de escolher a poltrona para amamentação, como será um local aonde você irá passar muitas horas invista em modelos ergométricos e confortáveis.

Escolha peças que não tenham as chamadas “quinas vivas”, estas opções podem apresentar um risco para a mãe e para o bebê, principalmente nos momentos de maior sono como de madrugada.

Preste atenção no tecido, como muitas vezes acontece, o bebê pode sujar algumas partes, um tecido fácil de lavar evita que você tenha gastos contratando uma empresa especializada em limpeza e também não acumula cheiro.

Você deve levar em conta também comprar uma poltrona com tecido que não seja tóxico e que seja impermeável, isto ajuda muito no momento da amamentação.

Hoje além das opções de poltronas convencionais, é possível encontrar no mercado poltronas balanço que podem ser de grande ajuda nos momentos de “ninar” o bebê.

Decoração Bebe - Poltrona Amamentação 03 Decoração Bebe - Poltrona Amamentação 02

Decoração Bebe - Poltrona Amamentação 01

Decoração Bebe - Poltrona Amamentação 05

Decoração Bebe - Poltrona Amamentação 04

 

#3º Etapa Decoração

Pronto! Chegamos a parte mais empolgante no planejamento do quarto: A decoração!

Separamos aqui alguns itens que irão ajudar a compor a identidade do quarto e deixa-lo cheio de charme e estilo.

– Iluminação

A escolha da iluminação no quarto do bebê não é puramente estética. A iluminação ideal ajuda na criação de um ambiente mais harmonioso garantindo a tranquilidade do sono dos pequenos.

Procure dar preferência por luzes mais suaves e indiretas. Para criar este efeito, ambientes com forro de gesso são os ideais, mas caso não seja possível investir nesta ideia, procure utilizar abajures com lâmpadas amarelas (aquelas utilizadas em geladeiras e fogões) por serem mais suaves e não cansarem a vista do bebê.

Não coloque luzes nos berços, poltronas e trocador, por serem locais com contado direto com os pequenos. Abajures e luminárias espalhadas em criado mudos e cômodas ajudam a iluminar o ambiente de uma forma indireta.

Decoração Bebe - Iluminação 01

Decoração Bebe - Iluminação 04

Decoração Bebe - Iluminação 05

– Tapetes

Tapetes no quarto do bebê além de trazer conforto e aconchego são verdadeiros coringas na hora de compor a decoração do quarto.

Invista em modelos aconchegantes aonde é possível deitar e sentar, futuramente quando o bebê começar a engatinhar este será um ótimo espaço para treino.

Prefira modelos antialérgicos e não tóxicos, vale a pena ter este cuidado principalmente nos primeiros meses aonde a pele do bebê é mais sensível.

Decoração Bebe - Tapete 01

Decoração Bebe - Tapete 02

Decoração Bebe - Tapete 04

– Cortinas

Assim como os tapetes, as cortinas também ajudam a deixar o quarto muito mais aconchegante e confortável, além de cumprir a sua função de bloquear o sol e ajudar a proteger o quarto do pequeno.

Para deixar o quarto mais protegido invista em cortinas com tecidos mais pesados e que tenham sistema blackout que deixa passar pouca ou quase nenhuma luz. Mas se você não tiver este problema modelos com os tecidos em voal, chiffon ou organdi são os mais usados.

Decoração Bebe - Cortinas 04

Decoração Bebe - Cortinas 05

– Quadros e Placas

Na hora de decorar o quarto do seu bebe quadros são uma opção essencial que não podem faltar.

Além de completar o tema e dar vida para o quarto, os quadros ajudam a preencher os espaços da parede e tirar aquela sensação de ambiente vazio.

Decoração Bebe - Quadros 04

Decoração Bebe - Quadros 01

Decoração Bebe - Quadros 02

Nichos e Prateleiras

Que tal deixar o quarto mais organizado com nichos e prateleiras?

Além de ser uma ótima opção para compor a decoração, eles também ajudam na organização, seja como estante para os livros de história ou até um cantinho para guardar ursos e brinquedos.

Uma dica é você personalizar os nichos com fundos coloridos e estampados, use papel de parede ou scrapbook, caso não tenha em casa utilize um pedaço de tecido com uma estampa bonita.

Decoração Bebe - Nichos 05

Decoração Bebe - Nichos 04

Decoração Bebe - Nichos 03

Decoração Bebe - Nichos 06

Decoração Bebe - Nichos 01

Decoração Bebe - Prateleiras 04

Decoração Bebe - Prateleiras 03

Decoração Bebe - Prateleiras 01

 

Nicho 03

Kit com 3 Nichos Coleções – Branco Giz 

Ver Produto

Nicho 02

Nicho Coleções – Amarelo Acácia

Ver Produto

Nicho 01

Nicho Suspensório – Cru Fosco

Ver Produto

– Enxoval do Quarto

Acho que esta é uma das partes que todas as mães mais gostam certo?

Antes de iniciar a compra, prepare antecipadamente uma lista com todos os itens que você gostaria que tivesse no enxoval do quarto, em seguida, separe os itens essenciais dos supérfluos, desta forma você conseguira visualizar o que é realmente necessário para não se perder financeiramente.

Na hora de fazer as compras é sempre bom ter a cartela de cores em mãos, pois caso você não encontre as peças nas cores desejadas, você poderá substituí-las mais rapidamente, evitando comprar algo que não combine com o restante da decoração.

Preste atenção também na durabilidade e qualidade do produto. Se for algo que irá usar muito como por exemplo protetor de berço, vale a pena investir um pouco mais.

Decoração Bebe - Enxoval 05

Decoração Bebe - Enxoval 04

Decoração Bebe - Enxoval 02

#Bônus: Dicas de Organização

Móveis: Evite colocar o berço e trocadores em locais com corrente de ar, o mesmo vale para locais como janelas, pois com o tempo este local pode se tornar perigoso para o bebê.

Cantinho Especial: Separe uma gaveta ou um espaço de fácil a acesso para colocar os objetos de maior uso como: Fraldas, pomadas, algodão e lenço umedecido.

Lixo: Para facilitar a sua vida, coloque o lixo ao lado do trocador, isto faz com que o quarto fique mais organizado e funcional.

Ufa! Terminamos.

Parece muita coisa, mas colocando as dicas de planejamento e organização em prática tenho certeza que você conseguira fazer um quarto lindo, de forma tranquila e com muita economia.

Fontes:
www.quartodebebe.net/category/quarto-de-bebe/temas/provencal/
soloinfantil.com/decoracao/quarto-de-bebe-provencal/
www.construindominhacasaclean.com/2013/06/quartos-de-bebe-modernos-e-dos-famosos.html?m=0#.Vnk4h_krLDe
www.mildicasdemae.com.br/2014/11/quarto-de-bebe-neutro.html
www.macetesdemae.com/2015/01/passo-a-passo-para-o-nascimento-do-quarto-do-bebe.html
http://curtindoavidaatres.com.br/2014/11/30/decorando-o-quarto-do-bebe-por-onde-comecar/
www.soumae.org/guia-do-quarto-de-bebe-menina-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
www.gestacaobebe.com.br/quarto-do-bebe/quando-devo-iniciar-a-compra-do-enxoval-do-bebe/
www.horadearrumar.com/2010/04/preparando-um-quarto-de-bebe.html
www.planetabebe.com.br/quarto_bebe1.php
http://bebemamae.com/bebes/quarto-bebe-quando-preparar

Ficou com alguma dúvida ou gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! Iremos adorar interagir com você!

 

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation