11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Saiba como escolher o acabamento perfeito para a sua sala de estar + Fotos!

Saiba como escolher o acabamento perfeito para a sua sala de estar + Fotos!

A fase de escolher pisos e azulejos é um dos momentos mais prazerosos durante a obra.

Neste momento o tão sonhado lar começa a tomar forma e cara, transformando o sonho em realidade.

E justamente neste momento é preciso tomar um pouco de cuidado e segurar a empolgação, para que no final tudo saia de acordo com o planejado.

Afinal o acabamento da casa pode ser responsável por até 50% o valor total da obra e para quem está construindo ou reformando sabe que este investimento não é pouco.

Por isto resolvi escrever este artigo com algumas dicas simples mas extremamente úteis para ajudar a você a escolher o acabamento perfeito para a sua sala.

Vamos lá?

#1ª Dica: Escolhendo tipos, modelos e cores

O primeiro passo para escolher os acabamentos é pensar no tipo de acabamento, nos modelos e cores.

A ideia aqui é identificar o que mais combina com o seu gosto pessoal ou seja aquilo que enche os seus olhos.

Uma forma interessante é separar algumas fotos e criar um dashboard no pinterest.

Desta forma você irá identificar alguns padrões do que você gosta e do que você não gosta.

Se você quiser dá uma olhada nesta seção de acabamento aqui do blog, ela está recheada de fotos inspiradoras.

Outro ponto importante é começar a pensar no estilo de decoração que você gosta e também nos tipos de móveis que você gostaria de ter.

Tudo para criar um ambiente harmonioso aonde todas as peças combinem entre si e correspondam aos seus gostos pessoais.

Identificado os padrões de acabamentos, modelos e cores é hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens sobre cada tipo de acabamento.

Esta etapa é extremamente importante, pois as vezes você pode achar um piso lindo, mas depois descobrir o quanto é difícil de limpar.

Também é importante considerar o tamanho do espaço da sua sala de estar.

Se o espaço é pequeno, a cor dos acabamentos irá influenciar diretamente na sensação de conforto, pois em ambientes pequenos quanto mais escura for as cores maior é a sensação de aperto.

E se você pretende fazer uma decoração mais colorida, prefira acabamentos em tons claros como bege e branco, desta forma eles irão formar uma cor de fundo evitando aquela sensação de cansaço própria de ambientes com cores muito fortes.

#2º Dica: Preços e Orçamento

Antes de decidir por qual acabamento comprar é importante fazer uma pesquisa de preço e definir um orçamento máximo para sua obra.

Pois quando falamos em decoração estamos falando da nossa casa e o nosso lar, ou seja, algo completamente emocional.

E neste momento é muito comum nos encantarmos por algo e ficarmos empolgado com a expectativa do resultado final.

E é aqui que mora o perigo, pois nesta ansiedade de querer buscar o sonho acabamos deixando de lado o lado prático, e como muitas vezes as lojas fazem ofertas irresistíveis de parcelamento, no final o orçamento da obra pode acabar saindo caro demais.

Neste momento é preciso ser racional e manter os pés no chão.

Por isto escolha de dois a três tipos de acabamento que você gosta, pesquise em diferentes tipos de lojas, compare todos os preços e avalie se estão dentro do seu orçamento.

Caso esteja fora, considere buscar mais uma ou duas opções que sejam mais em conta, mesmo desistindo daquele piso lindo, o mais importante é manter as contas em dia.

E se possível tente negociar os preços com o fornecedor e obter desconto com pagamentos à vista.

Como muitas lojas tem uma opção longa de parcelamento, neste parcelamento há juros embutidos, o que deixa margem para uma negociação com pagamentos à vista.

Para se organizar, uma dica é baixar a planilha que fizemos na Myo, nela você irá encontrar os campos para fazer um comparativo de preços e também ter o controle total da sua obra.

E não se esqueça de levar em consideração o custo da mão de obra, pois dependo do acabamento que você escolher irá precisar de mão de obra extremamente especializada, o que pode acabar encarecendo um pouco mais o orçamento.

Outro ponto importante também antes da compra, é tirar as medidas exatas da sua sala de estar.

Desta forma você terá todas as informações que irá precisar para comprar a quantidade certa de material.

#3ª Dica: Procedência e Qualidade

Como há uma infinidade de opções de fornecedores para os mesmos acabamentos é muito comum ficarmos na dúvida de qual escolher.

E assim como há modelos diferentes também há preços diferentes.

Na hora da compra é importante ter clareza sobre os reais diferenciais de qualidade em relação a cada um dos diferentes fornecedores.

Isto porque como acabamento é feito para durar muitos anos, a escolha precisa ser assertiva.

Pois nada pior do que comprar um piso que quebra com qualquer “batidinha”.

O bacana é que pisos e azulejos tem a sua qualidade regulamentada pelo Inmetro com medidas específicas que apontam o grau de resistência e também a aderência dos acabamentos.

E mesmo que você goste de um acabamento, mas viu que a peça é de má qualidade não compre, esta atitude pode ser frustrante no começo mas irá evitar maiores dores de cabeça no futuro.

#Fotos Bônus

E para te ajudar a se inspirar separei aqui 15 fotos incríveis de sala de estar com lindos acabamentos para parede e piso.

Acabamento Sala de Estar 15 Acabamento Sala de Estar 14 Acabamento Sala de Estar 13 Acabamento Sala de Estar 12 Acabamento Sala de Estar 11 Acabamento Sala de Estar 10 Acabamento Sala de Estar 09 Acabamento Sala de Estar 08 Acabamento Sala de Estar 07 Acabamento Sala de Estar 06 Acabamento Sala de Estar 05 Acabamento Sala de Estar 04 Acabamento Sala de Estar 03 Acabamento Sala de Estar 02 Acabamento Sala de Estar 01

E se você ainda quiser ver mais algumas fotos dá uma olhada neste artigo aqui!

Concluindo ….

Acabamento Sala de Estar Conclusão 01

É importante ter em mente, que escolher o acabamento para casa deve ser uma decisão tanto emocional quanto racional.

Como se trata de um item que faz parte da decoração e que não é simples de trocar, é preciso tomar alguns cuidados.

A princípio pode parecer que dá um pouco mais de trabalho mas no final pode ter certeza que irá valer a pena.

E para te ajudar aqui na Myo nós fizemos uma planilha/check list. Este arquivo simples irá te ajudar a fazer um comparativo de preços e fazer o controle de materiais, fornecedores e mão de obra.

É só baixar o arquivo aqui.

E se você gostaria de receber mais dicas como esta, não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de e-mails. É grátis e nós também não gostamos de spam.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Patricia Santos

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation