11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Decoração para apartamento pequeno: Dicas e truques eficazes para você ter mais espaço e organização.

Decoração para apartamento pequeno: Dicas e truques eficazes para você ter mais espaço e organização.

Com a mudança no perfil de organização da sociedade brasileira e também de dinheiro por parte das construtoras, hoje é cada vez mais comum encontrar apartamentos pequenos com metragem entre 30m² e 60m², que atendam tanto pessoas morando sozinhas, quanto famílias pequenas.

Para quem morou a vida toda em casa como eu, mudar para um local menor é um grande desafio no momento de planejar a decoração.

Nesta hora, estratégias para escolher os móveis ideais ou os elementos essenciais que irão ajudar a ampliar o ambiente, são indispensáveis.

Por isto, neste artigo compartilhamos algumas dicas e truques realmente eficazes para que você possa superar este desafio, e fazer a decoração perfeita no seu pequeno grande lar.

#1 – Integração de Ambientes

Nos últimos anos a tendência de arquitetura de integração de ambientes vem ganhando cada vez mais força.

Para apartamentos e casas pequenas, muito mais do que uma moda, a integração de ambientes apresenta-se como uma solução real na busca por mais espaço.

A forma mais comum de integração é entre a sala, a cozinha e o living, mas se você quiser otimizar ainda mais a sua casa, você pode optar por integrar também o quarto com o escritório ou com o closet.

Caso você sinta falta de ter algum elemento para delimitar os cômodos da casa mas sem perder a sensação de amplitude, opte por fazer uma “meia parede”, além de dar um toque super moderno para o apê, este truque ajuda a melhorar a iluminação e separar os ambientes sem perder a interação entre eles.

Dicas: Na hora de fazer o projeto, escolha colocar um forro com uma iluminação bem distribuída, desta forma você aumenta o foco de luz, o que ajuda a conduzir o olhar e dar uma sensação de amplitude maior.

Integração de Ambientes 03

Integração de Ambientes 04

Integração de Ambientes 05

Integração de Ambientes 06

Integração de Ambientes 07

Integração de Ambientes 09

#2 – Cores Claras

Como já falamos aqui neste post só sobre cores, as cores claras têm o poder de aumentar os ambientes, isto acontece porque elas refletem melhor a luz, ampliando visualmente o espaço de um cômodo.

Branco e tons de bege são as cores mais utilizadas na hora de decorar, mas cuidado com o exagero para não deixar a casa muito fria e sem graça.

Para trazer mais personalidade aos ambientes, invista em objetos coloridos para compor a decoração, como por exemplo, almofadas para sofá ou puffs.

Dica: Escolher cores claras não quer dizer necessariamente o branco, você pode usar variações de bege ou até mesmo azul ou verde, desde que seja em tonalidades mais suaves e com a devida moderação.

Cores Claras 06

Cores Claras 07

Cores Claras 02

Cores Claras 04

Cores Claras 05

Cores Claras 01

Cores Claras 03

Cores Claras 08

Cores Claras 09

Cores Claras 10

Cores Claras 11

#3 – Iluminação

A maior parte dos apartamentos tem apenas uma luz fixa no teto, o que acaba deixando o ambiente ainda menor.

Para resolver este problema, utilize um número maior de lâmpadas. As embutidas no forro do teto são as ideais, pois além de cumprir com a função de ajudar a ampliar os cômodos, elas favorecem a criação de um clima mais aconchegante para o lar.

Iluminação 01

Iluminação 02

#4 – Espelhos

Já falamos sobre o poder dos espelhos aqui e aqui. E quando o assunto é decorar ambientes pequenos, a primeira dica de todo especialista em decoração é: usar e abusar deste recurso.

Os espelhos funcionam muito bem para dar aquela sensação de amplitude e profundidade, além de ajudar a iluminar o ambiente.

Dica: Utilizar espelhos nos corredores é uma ótima dica para diminuir aquela sensação de aperto.

Espelho 01

Espelho 02

Espelho 03

Espelho 04

Espelho 05

Espelho 06

Espelho 07

Espelho 08

 

Está gostando do post? Então inscreva-se para receber promoções e novidades.


<br

#5 – Portas de Correr

Solução mais que bem vinda em apartamentos pequenos, as portas de correr são extremamente práticas e funcionais.

As vantagens de escolher este tipo de porta vão além da economia de espaço, elas ajudam também na integração de ambientes, já que abertas proporcionam a sensação de estar em um único cômodo.

Dica: Portas de vidro são uma ótima opção para potencializar a iluminação dos ambientes mas sem perder a privacidade.

Porta de Correr 04

Porta de Correr 03

Porta de Correr 06

Porta de Correr 07

Decoração Banheiro - Porta de Correr 01

Porta de Correr 01

Porta de Correr 02

#6 – Móveis Planejados e Funcionais

Nada pior do ocupar espaços pequenos com móveis grandes demais, além de atrapalharem a circulação, eles aumentam ainda mais a sensação de aperto nos apartamentos pequenos.

Para resolver este problema, os móveis planejados são grandes coringas.

Antes de fazer a compra, faça uma simulação de como irão ficar, pois muitas vezes esquecemos de levar em consideração alguns detalhes importantes, como por exemplo, as áreas destinadas a circulação e a entrada de luz.

Analisar bem quais itens você pretende guardar em cada lugar, também é uma ótima forma de evitar dores de cabeça no futuro, pois na correria do dia a dia você pode acabar esquecendo de planejar um cantinho para alguns objetos.

Móveis que cumpram mais de uma função ou seja os móveis funcionais, estão em alta no mercado.

Este tipo de mobiliário, além de ajudar na economia de espaços também são ótimas opções para manter a casa organizada.

Na hora da compra, a mesma dica de planejamento vale aqui, pois se não sabemos ao certo o que precisamos e para que precisamos, muitas vezes podemos acabar com um móvel com pouca ou nenhuma serventia.

Dica: Para ajudar no planejamento, dê uma olhada neste post aqui, nele falamos sobre os aplicativos de decoração que permitem fazer uma verdadeira decoração virtual utilizando fotos e medidas reais dos ambientes.

Móveis 01

Moveis 02

Móveis 06

Moveis 07

Moveis 08

Móveis 09

Móveis 10

Móveis 11

Móveis 12

Móveis 17

Móveis 13

Móveis 14

Móveis 15

Móveis 18

Móveis 20

 

 

 

#7 – Eletrodomésticos

Pode parecer um pouco óbvio, mas na hora de escolher os eletrodomésticos as vezes nos deixamos levar pela emoção e esquecemos de analisar se aquele objeto é um item realmente indispensável para a nossa casa.

Por isto, assim como os móveis, antes de escolher os eletrodomésticos, tire as medidas do apartamento e tente planejar exatamente aonde eles irão ficar, em qual local você irá guardar, e principalmente veja se não irão atrapalhar a circulação.

Eletrodomesticos 01

Eletrodomesticos 02

Eletrodomesticos 03

#8 – Nichos

Nichos nas paredes são uma ótima dica para economizar espaço e deixar os ambientes muito mais organizados.

De preferência para modelos mais fundos que comportam mais objetos e que possam também compor a decoração do ambiente.

Na hora da escolha, pense primeiro aonde irá coloca-los, quais serão as cores e modelos, desta forma fica mais fácil ser mais assertiva.

Nichos 04

Nichos 02

Nichos 09

Nichos 08

Nichos 06

Nichos 07

#9 – Prateleiras

Ideal para guardar livros e objetos de decoração, as prateleiras em um apartamento pequeno ganham outras funcionalidades.

Utilize este recurso também para expor aquelas lembranças de viagem, guardar caixas box ou até mesmo as pastas com as contas de casa.

Prateleiras 01

 

Prateleiras 03

Prateleiras 02

Prateleiras 10

 

Prateleiras 11

Prateleiras 06

Prateleiras 07

Prateleiras 09

#10 – Ganchos no Teto e Paredes

Na hora de economizar espaço vale explorar cada cantinho disponível do apartamento, e com as paredes não é diferente.

Explore o máximo este elemento do apartamento pendurando plantas, livros e utensílios domésticos.

Na cozinha pendurar potes, panelas e outros utensílios, é uma ótima dica para deixar o espaço mais funcional e charmoso.

Dica: Caso você opte por móveis planejados, solicite a marcenaria que inclua ganchos direto nos móveis, além de ser mais prático do que comprar separadamente também fica muito mais bonito.

 Ganchos 03

Ganchos 02

Ganchos 05

#11 – Organizadores

Os organizadores são poderosos recursos na hora de arrumar e estruturar os espaços pequenos.

Invista em itens que possam ser facilmente transportados e que sejam multifuncionais, como por exemplo, caixas box.

Outro truque eficaz é utilizar organizadores nas gavetas, seja no guarda roupa, armário da cozinha ou banheiro, eles ajudam a manter a ordem, além de trazerem economia de tempo na procura de objetos.

Organizadores 01

Organizadores 02

Organizadores 03

Organizadores 08

Organizadores 04

Organizadores 07

Organizadores 05

 

#Dica Bônus – Desapego

Por fim, gostaria de falar um pouco sobre desapego.

Pode parecer engraçado, mas muitas vezes não percebemos como acumulamos coisas no nosso dia a dia.

Para manter um apartamento pequeno com o mínimo de organização, é extremamente importante que você tenha em casa somente o que realmente utiliza.

Esta dica é válida tanto para móveis, livros, roupas e utensílios de cozinha, que são itens silenciosos que muitas vezes não percebemos mas acabamos acumulando.

Se você não usa um objeto há mais de 1 ano ou seja 365 dias, é muito difícil que irá utilizar no futuro, então desapegue.

Se tiver em bom estado doe ou venda, tenho certeza que outras pessoas ficaram muito felizes com esta sua atitude.

Metamora, Illinois, USA --- USA, Illinois, Metamora, Cardboard box with clothes in living room --- Image by © Vstock LLC/Tetra Images/Corbis

Dica: Sites de venda de artigos usados como o Enjoei e o Mercado Livre são ótimas opções para destinar os objetos usados.

Concluindo…

Imagem Abertura 01

 

Decorar espaços pequenos sempre será um desafio.

Mas encarando esta atividade com um bom planejamento, criatividade e bom humor tenho certeza que você descobrirá o quanto esta tarefa é prazerosa!

Se você tem alguma dica ou truque que não abordamos aqui compartilha com a gente!

________________________________________________________________________________

Fontes de Consulta

http://casabemfeita.com/decoracao-apartamentos-pequenos/

http://www.limaonagua.com.br/inspiracoes/apartamento-de-45m%C2%B2-perfeito-para-qualquer-estudante/

http://feitodecoracao.com/apartamentos-pequenos-decorados/

http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/confira-15-projetos-de-decoracao-para-apartamentos-pequenos,a79827dc2ce27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

http://www.viveremcasa.com/decoracao-de-apartamentos-pequenos/

http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/960/

http://designparaescritorio.com.br/criatividade-aflorada-arquitetos-podem-dar-asas-imaginacao-com-mobiliario-planejado/

http://eudecoro.com.br/artigos/12-ideias-criativas-para-personalizar-moveis-ikea

http://casaedecor.constancezahn.com/dicas-e-ideias-para-organizar-a-cozinha/

http://umbrinco.com/blog/2014/05/09/dicas-ideias-e-truques-de-organizacao/

http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/comportamento/dicas-praticas-invista-nos-organizadores-de-gaveta-11-1-69-1039.html

http://www.tuorganizas.com/2013/11/organizadores.html

http://www.dcorevoce.com.br/25-apartamentos-decorados-para-inspirar-voce/

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation