11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Mosaico: Saiba mais sobre a fabricação e a customização de acordo com o seu gosto!

Mosaico: Saiba mais sobre a fabricação e a customização de acordo com o seu gosto!

Móveis em mosaico são uma ótima opção para quem busca um equilíbrio perfeito entre beleza, durabilidade, charme e customização.

Técnica antiga com origem na região da Mesopotâmia por volta de 3.500 A.C, o móveis e artigos de decoração em mosaico vem sendo cada vez mais usados como forma de personalizar os ambientes de acordo com o estilo de decoração.

Esta tendência vem acompanhada da mudança na forma de comprar dos consumidores que estão cada vez mais buscando produtos customizados.

Além da beleza e customização, os móveis e objetos de decoração em mosaico apresentam grandes vantagens como a durabilidade das peças, já que a matéria prima utilizada e o processo de fabricação são os verdadeiros trunfos para garantir peças com larga vida útil.

E para quem é curioso como eu e quer saber um pouco mais como são produzidas as peças, resolvi escrever este post com o passo a passo do processo de fabricação dos móveis e artigos de decoração em mosaico.

Vamos lá?

Desenvolvimento:

#1º Passo: Preparando a Base

O primeiro passo na fabricação de móveis e objetos de decoração em mosaico é fazer a preparação da base, se o móvel por exemplo for para área interna, ele será fabricado em MDF e se for para a externa a base será em ardósia.

No caso do MDF a base será limpa com um pano seco e em seguida lixada para aumentar o atrito entre as pastilhas de vidro e a superfície, este processo irá garantir a fixação das peças e durabilidade do projeto.

No caso da ardósia, como ela tem uma superfície de maior aderência não é necessário lixar, bastando apenas fazer a limpeza da superfície com um pano úmido.

#2º Passo: Desenvolvendo o desenho

Tanto na base em MDF quanto em ardósia o processo de marcação das peças é o mesmo, utiliza – se lápis comum para fazer o desenvolvimento do desenho.

Nesta etapa do processo é importante que o artesão, além de dominar a técnica de mosaico, também possua conhecimento em desenho, pois é esta marcação que irá garantir que as peças tomem a forma desejada.

3º Passo: Preparação e Aplicação das Pedras

A partir da escolha das cores que serão utilizadas na construção do desenho é necessário fazer uma pequena preparação das pedras.

Aqui na Myo, utilizamos pedras fabricadas em fibra de vidro, que além de terem uma ótima durabilidade, possuem uma infinidade de cores e modelos.

Antes do início do processo de corte, todas as pedras são lavadas e secadas.

Em seguida utilizando uma ferramenta de corte chamada torques, as peças são cortadas de acordo com a marcação de construção do desenho.

#3º Passo: Fixação as pedras

Este passo é o mais importante pois é o grande responsável por garantir a durabilidade, beleza e charme dos móveis e artigos de decoração em mosaico.

As pedras são encaixadas uma a uma de acordo com o formato do desenho e fixadas com cola branca, tanto nas superfícies em madeira (MDF) quanto na ardósia.

A duração deste processo depende do tamanho do móvel e também da habilidade e experiência do artesão.

Desenhos mais simples como a linha marroquina, por exemplo, costumam levar em média apenas 3 horas para serem produzidos, já desenhos mais complexos, com muitas cores e detalhes, como a linha araras, chegam a levar de um a dois dias de produção.

Finalizado o processo de encaixe das pedras é necessário deixar a peça descansar por um dia para que a cola seque por inteiro e as pedras fiquem bem fixadas.

Mosaico Pedras 05 Mosaico Pedras 04 Mosaico Pedras 03 Mosaico Pedras 02 Mosaico Pedras 01

#4º Passo: Finalização

Feito o encaixe das peças o último passo é a finalização, este processo ajuda a fixar as pedras e corrigir possíveis imperfeições.

Nesta etapa é utilizado rejunte para preencher os espaços entre as pedras, no caso das peças para a área externa, utiliza –se rejunte próprio para este tipo de ambiente.

Para garantir maior durabilidade é necessário aplicar duas demãos de rejunte, com um intervalo de uma hora entre uma e outra.

Em seguida, limpa se com um pano seco para tirar o excesso de massa.

Mosaico Rejunte 01

Mosaico Rejunte 02

Concluindo…

Tampo de Mesa Mosaico Gardênia

 

O que determina a qualidade de um produto além da escolha dos materiais é muitas vezes a forma como ele é fabricado.

Alguns processos de fabricação priorizam mais a agilidade porém nem sempre este é o melhor caminho para garantir a durabilidade de um produto.

Conhecer como o produto que você irá comprar está sendo fabricado é uma ótima forma de garantir que você está comprando algo que irá corresponder as suas expectativas.

Aqui na Myo por exemplo, constantemente estamos fazendo testes e aprimorando as técnicas de fabricação dos móveis e dos artigos decoração, para garantir além da beleza, a qualidade e durabilidade dos produtos fabricados

E se você gostou da ideia ter um móvel em mosaico em casa e está buscando inspiração, de uma olhada na nossa linha de produtos ou neste post aqui.

Ah, para receber mais dicas como esta sobre móveis customizados e decoração, não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails. Fique tranquila que não fazemos spam!

Até o próximo artigo.

Forte abraço!mo

Patricia Santos

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation