11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Piso para Cozinha: Guia Completo com os melhores tipos de piso!

Piso para Cozinha: Guia Completo com os melhores tipos de piso!

Na hora de decidir sobre o piso para a cozinha é preciso ter alguns critérios para não errar na escolha.

Conhecer bem os tipos de materiais, o grau de resistência, durabilidade e facilidade de limpeza são itens essenciais para que o seu investimento possa valer a pena durante muitos anos.

Se você tem uma cozinha pequena, a dica é usar o mesmo tipo de piso do restante da casa, este truque ajuda a dar uma sensação de continuidade e ampliar os espaços.

Só tome cuidado com os pisos escuros, apesar de disfarçarem bem a sujeira, em cozinhas pequenas eles acabam escurecendo o ambiente e contribuindo ainda mais para aquela sensação de aperto.

E se você está em busca de mais dicas de como escolher o tipo de piso ideal para a sua cozinha continue lendo este artigo.

Vamos lá?

#Piso de cimento queimado

O piso de cimento queimado é uma ótima opção para quem quer beleza alinhada e praticidade.

Acabamento em alta nos últimos anos, os pisos de cimento queimado vêm ganhando popularidade.

Este tipo de piso é muito recomendado para área pequenas, pois como não necessita de juntas, o aspecto uniforme do piso aumenta a sensação de amplitude do ambiente.

Outro ponto a favor do acabamento é a relação de custo x benefício, como é uma massa de cimento, o valor da matéria prima é bem mais em conta em relação aos outros tipos de piso.

Mas se a sua casa é muito fria, não recomendo o uso de cimento queimado, pois é um piso extremamente frio e quando molhado pode se tornar bem escorregadio.

Para uma aplicação perfeita é sempre recomendável a contratação de um profissional especializado, mas se você quiser arriscar existem diversos tutoriais na internet que ensinam como aplicar este piso.

Uma das desvantagens da utilização do cimento queimado na cozinha é a facilidade que o acabamento tem de absorver os respingos de gordura.

Tirando as manchas difíceis a limpeza do dia a dia é fácil e prática, bastando apenas passar um pano úmido com detergente neutro.

Piso Cozinha Cimento Queimado 07 Piso Cozinha Cimento Queimado 06 Piso Cozinha Cimento Queimado 05 Piso Cozinha Cimento Queimado 04 Piso Cozinha Cimento Queimado 03 Piso Cozinha Cimento Queimado 02 Piso Cozinha Cimento Queimado 01

#Piso de porcelanato

O porcelanato e a cerâmica são os tipos de piso mais populares nas casas brasileiras.

Além do preço que é bem competitivo, este tipo de piso é muito versátil pois se adapta a quase todos os estilos de decoração.

Disponível em versões que imitam madeira, granito e cimento queimado, os pisos em porcelanato também possuem diversas opções de cores e texturas.

Ideal para quem tem uma cozinha branca e deseja dar um toque de cor.

Na hora da compra é preciso ficar de olho no grau de resistência do piso.

Como existem diversos modelos e fabricantes no mercado, não são todos os modelos disponíveis que possuem o mesmo nível de durabilidade.

Por isto, confira não esqueça de conferir o grau do PEI do piso.

Esta é uma medida utilizada para saber o grau de resistência do piso. A escala vai de 0 á 5, sendo zero pisos com menor resistência e cinco pisos com maior resistência.

Todo este cuidado garantirá a durabilidade do seu piso de porcelanato, evitando assim frustrações com rachaduras e manchas no futuro.

Existem no mercado dois tipos de piso de porcelanato: O polido e o esmaltado.

A diferença entre os dois está na superfície, o polido é mais liso e escorregadio, por isto não é indicado para áreas molhadas.

Já o esmaltado, recebe uma camada de esmalte no tratamento, o que faz com que o piso fique mais resistente e menos escorregadio.

E quanto mais brilhosos for o piso mais escorregadio ele será, o que não é bom para a área da cozinha.

Por isto prefira os modelos em versão matte ou fosca, que são os modelos que tem melhor aderência.

E se você reside em uma área que faz muito calor, este piso é perfeito, como é considerado um tipo de piso frio faz com que o ambiente fique mais fresco.

A limpeza também é simples feita com água e sabão neutro, para manchas mais difíceis é possível fazer o uso de abrasivos, mas é preciso checar na hora da compra o grau de durabilidade do piso para acabar não retirando o brilho.

Piso Cozinha Porcelanato 03 Piso Cozinha Porcelanato 04

Piso Cozinha Porcelanato 02 Piso Cozinha Porcelanato 01

#Piso de granito

O mais sofisticado dos tipos de piso, os pisos e granitos são ótimas opções para projetos que pedem mais requinte.

Apesar do alto custo da matéria prima, ao longo do tempo o investimento acaba compensando, pois ele também é o piso mais resistente a manchas, batidas e infiltração.

Disponível em diversas cores, em projetos para cozinha, é preciso antes de instalar fazer um processo de impermeabilização nas peças, para evitar que a umidade natural do solo manche o piso.

A limpeza também é muito simples precisando apenas de água e sabão.

E como é um acabamento que não retém manchas, dificilmente você irá precisar de um abrasivo ou um produto mais forte para limpeza.

Se você tiver crianças ou idosos em casa não é recomendado este tipo de piso, pois mesmo seco ele costuma ser escorregadio.

Piso Cozinha Granito 06 Piso Cozinha Granito 05 Piso Cozinha Granito 04 Piso Cozinha Granito 03 Piso Cozinha Granito 02 Piso Cozinha Granito 01

#Piso de cerâmica

Similar ao porcelanato, o piso cerâmico é bem mais barato, porém também é menos resistente.

Como é mais poroso do que o porcelanato é mais sucessível a manchas de água, não sendo recomendado para áreas externas.

Com diversas opções de cores, os pisos de cerâmica também são uma ótima opção para criar diversas texturas na cozinha.

Este também é um piso fácil de limpar e costuma ser resistente a abrasivos.

Como é uma peça que utiliza rejunte é inevitável com o tempo que as juntas fiquem sujas precisando de uma limpeza um pouco mais pesada.

Quando bem cuidado, o piso de cerâmica pode durar toda a vida.

Piso Cozinha Ceramica 05 Piso Cozinha Ceramica 04 Piso Cozinha Ceramica 03 Piso Cozinha Ceramica 02 Piso Cozinha Ceramica 01

#Piso de ladrilho hidráulico

Se você gosta de um ambiente aconchegante e acolhedor o piso de ladrilho hidráulico é a melhor opção.

Fabricado a mão, um a um, os pisos em ladrilho hidráulico possuem diferentes tipos de estampas e cores permitindo assim ser um artigo de decoração coringa dentro da cozinha.

Ele também pode ser usado apenas como uma faixa e misturado com outros tipos de piso como o cimento queimado.

Além da customização, o ladrilho hidráulico tem a vantagem de não ser muito escorregadio.

Mas se você preferir também é possível encontrar a versão anti derrapante, porém esta versão por ter uma superfície mais áspera, é um pouco mais difícil de limpar.

A desvantagem do ladrilho hidráulico fica por conta do preço e do tempo de fabricação, como são peças customizadas uma peça leva em torno 20 a 30 dias para ficar pronta e este é o grande motivo do alto custo do acabamento.

A limpeza também é simples e fácil bastando apenas utilizar água e sabão.

Apesar de ser um piso de alta durabilidade contra impactos, ele não resiste bem ao uso de abrasivos, que com o tempo acaba causando desgaste nas peças.

O ladrilho hidráulico também é considerado um acabamento atérmico que traz conforto térmico para o ambiente.

Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 07 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 06 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 05 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 04 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 03 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 02 Piso Cozinha Ladrilho Hidráulico 01

Concluindo ….

Piso Cozinha Conclusão 01

Escolher o piso certo para cozinha, além de trazer conforto e beleza ajuda a valorizar ainda mais o ambiente.

Na hora da escolha você deve levar em conta o gosto pessoal dos moradores da casa, como o acabamento se encaixa na decoração atual e a facilidade na limpeza.

E se você está buscando mais informações sobre como decorar, escolher móveis e os acabamentos para a cozinha não deixe de dar uma olhada nesta seção aqui.

Lá você encontrará diversas dicas como esta!

E não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de e-mails. É grátis e nós também não gostamos de spam.

Até o próximo artigo.

Forte abraço!

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation