11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Saiba como escolher os móveis para a Área Externa!

Saiba como escolher os móveis para a Área Externa!

Local de relaxamento, muitas conversas e refeições, a área externa é um dos cantos da casa mais apreciados pelos moradores.

Para criar este clima aconchegante, seja na varanda, no jardim ou na área de piscina, saber escolher os móveis para a área externa é fundamental.

Como são áreas que ficam expostas a ações do tempo como sol e chuva, os móveis precisam ser adequados para este tipo de situação, além disto, precisam ser confortáveis, resistentes, duráveis e ao mesmo tempo bonitos.

Foi pensando nisto que resolvi escrever este post com dicas uteis para você conseguir conciliar conforto, durabilidade e beleza na hora de escolher os móveis para a área externa.

Neste post você verá

  1. Quais são os móveis ideais para cada ambiente da área externa
  2. As vantagens e desvantagens de cada tipo de material
  3. E como fazer a limpeza e conservação de acordo com cada tipo de móvel

Vamos lá?

#Ambientes

Para cada ambiente externo, há uma necessidade diferente de materiais e móveis.

Mas em todos a regra é a mesma: menos é mais!

Procure investir em moveis que valorizem o ambiente, trazendo conforto e aconchego

1.Varanda

Antes de escolher os móveis para a varanda pense na quantidade de pessoas que irão frequentar o local versus o espaço disponível.

Por exemplo, se a sua família tem 6 pessoas, é preciso pensar em como você irá acomoda –las no local, se o espaço for pequeno, uma mesa com 4 cadeiras e mais dois banquinhos resolvem este problema.

Outro ponto que merece a sua atenção é objetivo que você tem em mente para o espaço.

Se você pretende criar uma varanda gourmet para receber os amigos, as suas necessidades serão diferentes de um espaço para relaxamento e leitura.

Separei aqui alguns bons exemplos de móveis que você pode utilizar na varanda.

  • Espreguiçadeiras
  • Banquetas
  • Puffs
  • Mesas
  • Chaise

Area Externa Varanda 01 Area Externa Varanda 02

2. Jardim

Na hora de escolher os móveis para o jardim, é importante pensar se esta área ficará totalmente coberta ou descoberta para saber qual o melhor tipo de móvel.

Apesar dos móveis para a área externa ter uma durabilidade razoável, se o seu jardim for totalmente descoberto, prefira aqueles materiais com maior durabilidade como pedra, ferro ou alumínio.

Se você quiser um ambiente mais simples e funcional, escolha um estilo de decoração que possa atender estes requisitos.

Um par de poltronas, com uma mesa pequena ou um banco com almofadas, já são o suficiente para deixar o ambiente mais aconchegante e preencher todo o espaço.

E se você tem um jardim com uma área mais extensa, crie um ambiente dentro deste espaço concentrando os móveis em um único local.

Para jardins, recomendo estes móveis

  • Mesas
  • Puffs
  • Chaises
  • Mesas de Centro
  • Espreguiçadeiras
  • Poltronas
  • Banco

Area Externa Jardim 03 Area Externa Jardim 01

3. Piscina

Os móveis para a piscina, por ficarem constantemente expostos a intempéries, devem atender a dois requisitos básicos: conforto e durabilidade.

As opções de materiais disponíveis são: madeira, alumínio, pedra, ferro e plástico.

Cada um destes materiais traz vantagens e desvantagens, tudo vai depender do que você quer e a faixa de preço que está disposta a pagar.

Para deixar a área da piscina mais aconchegante, sugiro:

  • Mesas de Centro
  • Espreguiçadeiras
  • Bancos
  • Mesas de Jardim

Area Externa Piscina 02 Area Externa Piscina 01

#Tipos Materiais

Uma importante preocupação na hora de escolher os móveis para a área externa são os tipos de materiais que serão utilizados.

Como esta parte da casa é a que mais fica exposta a ações do tempo como sol e chuva é fundamental a escolha de materiais que além de trazerem conforto e beleza, também tenham ótima durabilidade e resistência.

1. Madeira

Os móveis feitos em madeira maciça, com os devidos cuidados podem durar mais de 20 anos.

Fazer a limpeza de maneira correta e a impermeabilização constante é fundamental para garantir a durabilidade.

Além destes cuidados é preciso aplicar constantemente protetor solar UV e fungicidas, para proteger a madeira do sol e contra insetos.

As madeiras mais indicadas para área externa são: Amieiro, Carvalho, Maple, Castanha, Teca, Jarrah, cerejeira, cedro, pau brasil e roble.

A limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido ou uma esponja macia para não danificar a peça.

Não utilize abrasivos como água sanitária, a ação deste tipo de produto ajuda a criar manchas nos móveis de madeira além de acelerar o processo de envelhecimento.

Para fazer a conservação aplique uma vez ao ano verniz náutico.

Moveis Area Externa Madeira 01 Moveis Area Externa Madeira 02

2. Pedra

Os móveis feitos em pedra são os de maior durabilidade para as áreas externas, principalmente para quem mora em regiões litorâneas ou tem casa na praia.

Por serem resistentes as ações do tempo e exigirem menos manutenção do que os outros tipos de materiais, os móveis em pedra vem ganhando cada vez mais adeptos.

E se enganam quem pensa que este tipo de material pode ser usado somente em jardins, mesas feitas em tampos de mosaico, vão muito bem para varandas, áreas gourmet ou piscina.

As pedras mais resistentes ao tempo são o granito, dekton, nanoglass, seixos telados e pedras vulcânicas.

Para a limpeza, utilize água, sabão neutro e uma esponja macia.

Para não tirar o brilho da pedra e garantir maior durabilidade do produto evite usar abrasivos.

Moveis em Pedra 01

VER PRODUTO

Moveis em Pedra 02

VER PRODUTO

Moveis em Pedra 03

VER PRODUTO

3. Fibra

Os móveis feitos em fibra são um charme à parte e trazem calor e aconchego para o ambiente externo.

Hoje existem no mercado dois tipos de fibra: natural e sintética.

A fibra sintética é feita a base de polipropileno o que garante maior resistência a altas temperaturas e evitam o ressecamento e a descoloração.

Eles devem ser lavados com água, sabão neutro e esponja macia para garantir maior durabilidade.

Se o móvel for em tons claros é preciso fazer a limpar semanalmente, evitando o acumulo de sujeira o que deixa a peça com aspecto envelhecido.

Já os móveis em fibra natural, podem ser limpos apenas com um espanador ou aspirador de pó, havendo necessidade de uma limpeza mais profunda, utilize água com sabão neutro e uma esponja macia.

Agora se a sujeira persistir, nunca utilize abrasivos como água sanitária, o ideal é usar máquinas de limpeza com jatos de água sob pressão.

Moveis Area Externa Fibra 03 Moveis Area Externa Fibra 01

4. Alumínio

Um dos materiais mais utilizados na fabricação de móveis para a área externa, o alumínio tem como grande vantagem a resistência ao tempo, durabilidade e leveza.

Na hora de escolher as peças evite cores escuras, com o tempo elas sofrem queimaduras do sol o que acaba desbotando as peças.

Por ser um material leve é preciso ter cuidado na hora de movimenta lo, pois os móveis feitos em alumínio apresentam certa fragilidade.

Outra desvantagem é em relação ao custo, móveis em alumínio costumam ser um pouco mais caros do que os fabricados com outros materiais.

Na hora da limpeza, utilize sabão neutro e uma esponja macia e para garantir o brilho, passe cera automotiva e em seguida um pano seco.

Moveis Area Externa Aluminio 02 Moveis Area Externa Aluminio 01

Concluindo …

Conclusão 01

Como você pode ver na hora de escolher os móveis para a área externa é preciso ter atenção há alguns detalhes especiais.

Entender primeiro o tipo de ambiente que você quer criar, além de como ficaram expostos os móveis, são atenções especiais que podem fazer você economizar (e muito) no futuro.

E se você gostou deste post compartilhe!

Até o próximo artigo!

Abraços!

Patricia Santos

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation