11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Conheça os diferentes tipos de Piso de Madeira e Como fazer a escolha certeira sem arrependimentos!

Conheça os diferentes tipos de Piso de Madeira e Como fazer a escolha certeira sem arrependimentos!

Se você está em busca de um piso que traga conforto, calor e aconchego para a sua casa, pisos de madeira com certeza é a escolha certa!

Além de serem bonitos e charmosos, ter em casa um piso feito de madeira ao longo do tempo traz grandes economias financeiras.

Na hora escolher é comum termos muitas dúvidas sobre o assunto e com certeza você já se perguntou:

  1. Quais os tipos de piso existentes?
  2. Qual a diferença entre eles?
  3. Como adequar o custo ao meu orçamento?
  4. É preciso gastar muito tempo com limpeza e manutenção?

E é muito importante tirar estas e outras dúvidas para que não haja arrependimentos, além do mais quanto mais informação você tiver a respeito de um assunto mais assertiva será a sua compra.

Por isto, resolvi escrever este artigo para que você possa conhecer os diferentes tipos de piso de madeira e como fazer a escolha certa sem erro!

Vamos lá?

#Pisos Laminados

Pisos Laminados são placas compensadas fabricadas com resíduos de madeira e que podem ser colocadas diretamente no assoalho ou sobre o piso anterior.

Um dos acabamentos mais procurados no momento, a grande vantagem deste tipo de piso é a praticidade na instalação já que são fáceis de serem assentados e dispensam o uso de cera ou verniz.

Os pisos laminados de madeira são constituídos de 4 camadas, a primeira camada é de Overlay, uma espécie de filme transparente que evita riscos e facilita a limpeza, a segunda é uma folha com o desenho do piso, a terceira é uma camada base de alta densidade com encaixe e pôr fim a quarta e última é uma lâmina de resina ou de celulose que evita a umidade.

A instalação é feita via sistema de encaixe no estilo flutuante estilo macho e fêmea sobre uma manta termo acústica de polietileno, essa manta protege o piso e evita ruídos e é perfeito para quem mora em apartamentos.

Outra vantagem da instalação é o tempo de assentamento, já que os pisos laminados levam em torno de 1 a 2 dias para ficarem prontos.

Diferente de outros tipos de pisos de madeira, uma das grandes vantagens do piso laminado é sua alta capacidade de resistir aos riscos.

Na hora de fazer a escolhe é importante verificar o grau de resistência do piso, pois existem pisos laminados de baixa, média e alta resistência à abrasão. Quanto maior a resistência, menos riscos.

E quanto mais brilhantes, maior é a chance de aparecer riscos e sujeira. Uma boa dica é optar pelos pisos laminados de madeira com acabamento opaco.

A limpeza é super fácil de fazer, bastando apenas utilizar um pano úmido com sabão neutro.

Mas evite ao máximo usar grandes quantidade de água, pois este tipo de piso tem baixa resistência a umidade e pode inchar.

Outra dica é nunca utilizar nenhum tipo de cera as ceras tendem a deixar manchas e o piso escorregadio.

Mas se você quiser deixar o piso com acabamento envernizado mais brilhante, passe um pano seco com querosene e espere secar, apenas tome cuidado pois o querosene deixa o piso escorregadio.

Piso Laminado 03 Piso Laminado 02 Piso Laminado 01

#Carpete de Madeira

Os carpetes de madeira são fabricados a partir de uma folha fina de madeira natural que é colada e prensada junto a uma base de madeira processada.

E por isto é muito comum confundir o Carpete de Madeira com o Piso Laminado.

A diferença entre os dois está na espessura das folhas de madeira, no caso do Carpete de Madeira esta folha é mais fina do que do piso laminado e o resultado é um piso mais fino e com baixa resistência.

Porém a baixa qualidade é compensada pelo preço que fica em torno de 20% mais em conta do que os pisos laminados.

A instalação também é feita de forma rápida e sem dor de cabeça!

Os carpetes de madeira podem ser instalados sobre o contrapiso ou sobre o piso anterior, aonde é utilizada uma manta flutuante para proteger contra a umidade.

O sistema de instalação também é o encaixe macho e fêmea, o que dispensa o uso de cola e parafusos de fixação.

A limpeza é fácil e sem grandes esforços, bastando apenas passar um pano úmido com água e sabão neutro.

Apenas tome cuidado com o excesso de água, por sem um piso mais fino ele não segura o excesso de umidade.

Carpete de Madeira 03 Carpete de Madeira 02 Carpete de Madeira 01

#Assoalho de Madeira

Sonho de qualquer pessoa que deseja deixar a casa mais aconchegante, os assolhados de madeira são feitos de madeira maciça e por isto tem um custo mais alto do que estes outros tipos de piso.

Como a fabricação é feita a partir de madeira natural, este acabamento é extremamente resistente e pode durar até mais de 20 anos.

Fabricado a partir de madeira natural, os tipos mais comuns encontrados no mercado são: Ipê, Jatobá, Maçaranduba, Sucupira, Grápia, Cumaru, Muiracatiara, Tauari, Peroba e Carvalho.

A qualidade e durabilidade entre eles é praticamente a mesma, a diferença fica por conta da cor e tom, podendo conferir ao ambiente um aspecto mais claro, rústico ou mais escuro.

Outro fator que influencia na cor do piso são os acabamentos, que podem ser envernizados ou com cera.

Além da alta resistência outra vantagem do assoalho de madeira é a possibilidade de em caso de riscos e manchas lixa los e dar um aspecto totalmente novo ao piso.

A desvantagem deste acabamento fica por conta do alto custo e por riscarem com facilidade.

Outra desvantagem está no tempo de instalação que é superior aos pisos laminados e carpete de madeira.

Dependendo do tipo de assoalho a instalação pode ser feita no modelo macho e femea ou utilizando pregos sem cabeça.

A limpeza pode ser feita de duas formas:

Para os assoalhos que possuem verniz basta passar um pano úmido com sabão neutro.

Já os pisos que não possuem verniz, é preciso limpar com o pano úmido, esperar secar e encerar o piso com cera líquida incolor, cera sintética ou cera natural, uma vez por semana, ou a cada 15 dias.

Assoalho de Madeira 03 Assoalho de Madeira 02 Assoalho de Madeira 01

#Parquet de Madeira

Sabe aqueles pisos com formatos quadrados que parecem um mosaico de tacos? Então este é o parquet de madeira.

Ele é formado literalmente pela junção de tacos de madeira e é justamente este conjunto de peças que conferem beleza e originalidade para o piso.

O parquet pode ser encontrado em diferentes formatos tanto no estilo zigue zague, espinha de peixe ou entrelaçado e podem ser fabricados a partir de um ou dois tipos diferentes de madeira.

Assim com o assoalho de madeira, os pisos parquet são feitos de madeira maciça o que garante alta durabilidade.

Acredito que você já deve ter visto em museus ou casas muito antigas este tipo de acabamento e não é difícil dizer que é um piso feito para durar a vida toda.

Os tipos mais comuns de madeiras utilizadas na fabricação são Ipê, pau – marfim, jatobá, cumaru e perobinha.

Uma das desvantagens do parquet é a instalação, como não recebe verniz na fabricação, é necessário esperar de 10 a 30 dias após a instalação, para lixar a peça e inserir o verniz.

Isto porque ao contrário dos pisos laminados, o parquet é fixado no contrapiso com cola e precisa de um tempo maior até estar completamente seca.

A limpeza e manutenção também exige um pouco mais de trabalho.

Para as sujeiras superficiais um pano seco e vassoura resolvem bem o problema e um pano úmido bem torcido ajudam a tirar as manchas leves.

Agora se for uma mancha muito profunda, para remove la talvez será necessário lixar o piso e reaplicar o verniz.

A reaplicação do verniz irá depender do estado do piso, se for um local com pouca movimentação a aplicação deverá ser feita a cada 6 meses.

Mas se o ambiente é muito movimento como a sala, por exemplo, é necessário reaplicar o produto a cada 3 meses para que o piso sempre tenha um aspecto de novo.

Parquet de Madeira 03 Parquet de Madeira 02 Parquet de Madeira 01

#Tacos de Madeira

Os tacos de madeira são peças de madeira maciça e vendidos individualmente.

Também são fabricados a partir de madeiras naturais como o Jatobá, Cumaru, Ipê, Perobinha e Pau Marfim.

A diferença entre os tipos de madeira está na resistência e também no tom de cor da madeira.

Como os tacos de madeira são a base para a formação dos pisos de parquet é muito comum confundir estes dois tipos de acabamento.

Mas um dos pontos de diferença entre os dois está no preço, como são peças menores e mais fáceis de fabricar os tacos de madeira costumam ter um custo inferior comparado ao parquet.

A desvantagem do acabamento fica por conta da instalação, como são instalados um a um formando uma espécie de desenho é necessário a contratação de mão de obra especializada, o que encarece mais o projeto e aumenta o tempo de instalação.

Assim como o Parquet, os tacos de madeira também são instalados com cola, o que se faz necessário esperar de 10 a 30 dias para a aplicação do verniz.

A limpeza também deve ser feita com um pano seco e vassoura, e em caso de manchas mais profundas utilizar um pano apenas úmido para não encharcar a madeira e criar manchas de umidade.

Taco de Madeira 01 Taco de Madeira 02

Taco de Madeira 03

#Pisos de Madeira de Demolição

Para quem gosta do estilo rústico ou de misturar peças antigas e modernas, os pisos de madeira de demolição podem ser a solução perfeita.

Fabricados geralmente a partir de madeiras como a Canela ou Peroba Rosa, é comum encontrar nas tabuas de madeira de demolição vestígios impressos na sua superfície, como riscos, restos de tinta, variação de cor e veios profundos.

Na hora de escolher, é importante observar a textura, o formato e a possível desagregação do material.

Esta avaliação permite identificar diferentes problemas, como os furos provenientes de cupins

Piso Madeira de Demolição 03 Piso Madeira de Demolição 02 Piso Madeira de Demolição 01

#E como escolher o piso de madeira?

Na hora da escolha, o primeiro passo é levar em conta as características de cada ambiente aonde o piso será instalado.

Para isto você pode se fazer perguntas como:

  1. O ambiente é mais úmido ou seco?
  2. Tem pouco ou muito tráfego?
  3. É um espaço mais aconchegante e intimo ou mais informal e moderno?
  4. Preciso de algo mais prático ou tenho alguém que me ajude na limpeza?
  5. Pretendo trocar este acabamento daqui a muito tempo (10 anos) ou em curto (3 anos) e médio prazo (5 anos)?

Com as respostas a estas perguntas em mão você conseguirá ter mais clareza sobre qual o tipo de piso se encaixa melhor no que você está buscando e como adequa lo ao seu orçamento.

Outro ponto importante é o clima da sua região, se você mora em uma cidade mais quente, é importante levar em consideração pisos que não retenham tanto calor.

Ou se a sua região for mais úmida, como região serrana por exemplo, um piso que tenha proteção antiumidade com certeza é a melhor escolha.

Concluindo …

Piso de Madeira Conclusão 01

Independente de qual tipo de piso de madeira que você escolheu para a sua casa é importante ter em mente que todos têm as suas vantagens e desvantagens.

O importante na hora da escolha é ter clareza sobre como o acabamento pode ser encaixar tanto na decoração da sua casa como também no orçamento.

Na hora da escolha procure avaliar estes 6 aspectos:

  1. Durabilidade
  2. Resistência
  3. Tempo de instalação
  4. Custo do produto
  5. Custo de mão de obra
  6. Limpeza e Manutenção

 Com as respostas em mãos você com certeza conseguirá avaliar qual o melhor tipo de piso para a sua casa.

Se precisar de ajuda, baixe aqui o nosso check list, nele você conseguira inserir todas as informações necessárias referente aos produtos, acompanhamento de fornecedores e preço.

E se você está buscando dicas de decoração, não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de e-mails e fique tranquila nós também não gostamos de spam J

Até o próximo artigo.

Forte abraço!

Patricia Santos

 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation