11 4967-1044 | Whatsapp: 11 98346-8441 contato@myoatelier.com.br

Saiba como prevenir e tirar o mofo dos móveis!

Saiba como prevenir e tirar o mofo dos móveis!

Estação de frio no Brasil, é a época ideal para começar a aparecer os primeiros focos de mofo e bolor dentro de casa.

O alto grau de umidade causado pelo tempo e locais com pouca ventilação e iluminação natural são os ambientes perfeitos para que este fungo se desenvolva.

E com o tempo, o acumulo de mofo e bolor, além de deixar um aspecto desagradável na casa, também é prejudicial à saúde.

Por isto, vamos explicar neste artigo, as formas de combater e prevenir este fungo.

Vamos lá?

Neste post você irá encontrar

  1. Saber o que é o mofo e como ele aparece.
  2. Quais sinais indicam o aparecimento de mofo
  3. Como limpar e prevenir o fungo

#O que é mofo?

O que é mofo 01

Mofo é o nome popular dado há algumas espécies de fungos decompositores de matéria orgânica, que se instalam em qualquer lugar que seja potencial fonte de alimento e os ajude a procriar.

Ambientes quentes e úmidos onde há a presença de matéria orgânica, como por exemplo madeira, são os locais ideais para a proliferação do fundo.

#Como surge o mofo?

Como Surge o Mofo 01

Como são fungos, esta espécie de microrganismo viaja facilmente pelo ar.

Para começar a crescer, o fungo precisa de umidade e matéria orgânica, sendo assim o mofo sempre vai começar em qualquer superfície onde há acumulo de umidade ou água na casa.

Esta umidade pode ser causada de diversas formas: acumulo de goteiras no telhado, inundações, má drenagem, ventilação deficiente, alta umidade do ambiente por conta do tempo entre outras.

O importante é saber que qualquer tipo de umidade independente da origem é o ambiente perfeito para o desenvolvimento do fungo.

#Quais são os sinais de aparecimento do fungo?

Sinais Mofo 01

Os sinais mais claros de aparecimento do fungo são aquelas manchas escuras e verde claras que aparecem nos cantos úmidos da casa.

O forte cheiro causado pelo bolor também é uma ótima forma de identificar o aparecimento de mofo pela casa.

Em alguns casos, o mofo acaba acompanhando a umidade e aparecendo antes mesmo da umidade chegar a um determinado local.

Por exemplo, você já deve ter notado que em algumas paredes úmidas o mofo começa a se espalhar em locais seco aonde a umidade ainda não chegou.

Pisos e carpetes, armários embutidos e tubulações também podem ser um ótimo esconderijo para o fungo.

#Como prevenir o surgimento do mofo?

Como prevenir o mofo 01

Para esta pergunta não existe resposta 100% eficaz, como o fungo aparece por conta da umidade, a melhor estratégia para prevenir é fazendo o controle da umidade e procurando deixar todos os cômodos secos e arejados.

Abaixo algumas dicas que podem te ajudar neste processo

Dica 1. Corrija qualquer problema que possa causar umidade

Procure por vazamentos no encanamento e goteiras na casa. Reparar ou substituir o ar condicionado e sistemas de ventilação é uma ótima ideia para evitar o surgimento do fungo nestes lugares.

Em locais aonde a umidade começa na base da parede e vai subindo, pode ser necessário fazer a impermeabilização da casa.

Dica 2. Circulação de ar dentro da casa

Aumente a circulação de ar dentro da casa abrindo regularmente janelas e portas, caso necessário utilize ventiladores. A entrada de ar quente ajuda a deixar os locais mais secos evitando o aparecimento dos fungos.

Mover móveis ou outros objetos deixando um pequeno espaço para circulação de ar também é uma ótima dica para evitar o surgimento de bolor atrás de armários, guarda roupas, entre outros.

Dica 3. Não deixe objetos molhados pela casa

Deixar objetos molhados espalhados pela casa também podem contribuir para o aparecimento do fungo.

Carpetes, móveis ou roupas, devem estar devidamente limpos e secos antes de entrar na casa. Caso derrame algum liquido principalmente no carpete e cortina, procure secar com um pano seco, e caso não resolva utilize um ferro de passar.

Dica 4. Limpe regularmente a casa

Esta dica pode ser um pouco obvia, mas na correria do dia a dia é comum focarmos apenas nos locais que circulamos e deixar para depois a limpeza dos locais de difícil acesso, como atrás do guarda roupa por exemplo.

Limpar estes cantos escondidos regularmente é a uma forma de evitar o aparecimento do mofo e também evitar que o fungo se espalhe.

#Tirar o mofo dos móveis

Tirar Mofo 01

Madeira úmida é um dos locais mais fáceis para o aparecimento de mofo, e como o fungo viaja pelo ar, muitas vezes só passar um pano seco ou úmido não resolve o problema.

O mais importante é tentar retirar toda a umidade da casa, feito isto o próximo passo é partir para limpeza dos móveis e locais aonde se encontra o fungo.

Se a casa é muito grande ou há muitos objetos com mofo, talvez seja interessante contratar um profissional especializado.

Mas agora, se a sua casa possui poucos focos de bolor, as dicas abaixo podem te ajudar.

Para a limpeza ser eficiente e acabar com o fungo nos móveis, usar apenas água e sabão não é o suficiente, neste caso é necessário o uso de produtos anti bacterianos e anti fúngicos.

Caso você não tenha estes produtos em casa, há as soluções caseiras que resolvem bem o problema.

Para isto, você irá precisar de:

  • 240 ml de vinagre branco
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como aplicar

  1. Coloque os móveis limpos em um lugar arejado, de preferência do lado de fora da casa
  1. Misture os produtos em um balde alto. Coloque o anti – mofo em um borrifador e aplique nas superfícies limpas.
  1. Após 10 minutos passe um pano limpo e seco.

#Dica: Para melhor ainda mais o resultado, deixe os móveis no sol logo após aplicar o produto, com o calor toda a umidade do móvel irá desaparecer o que será ainda mais eficaz.

Durante um período de 6 meses procure aplicar a solução uma vez por mês, principalmente nas gavetas, como se trata de um fungo, visivelmente pode não estar aparente, mas para elimina – lo de vez é necessário repetir o processo.

Concluindo …

Mofo Moveis Conclusão 01

Acabar com o mofo nos móveis não é difícil, mas após todo este cuidado para elimina lo não deixe o mofo voltar.

Importante de tempos em tempos verificar se a foco de umidade na casa e procurar deixa –la ventilada com frequência para que estes pontos não se tornem locais para proliferação do fungo.

E se mesmo assim você perceber que ainda continua com problemas de mofo, não hesite em contatar um profissional especializado, com certeza ele será capaz de ajudar a eliminar os fungos.

Tem alguma outra dica de receita caseira ou para ajudar a eliminar os fungos?

Compartilhe comigo aqui nos comentários!

E se você gostou destas dicas e gostaria de receber outras como esta não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de e-mail. É grátis e fique tranquila que não fazemos spam!

Forte abraço e até o próximo artigo!

Patricia Santos

 

Fontes:

Wikihow

2 Quartos

Saúde com Ciência 

Patrícia Gomes

Patrícia Gomes

Inspiradora de decoração em Myo Atelier
Patrícia é formada em turismo, já viajou para alguns países atrás de coisas que há inspirasse, e encontrou dentre as coisas que mais a inspira: a arquitetura,a decoração e o design. Hoje em dia ela usa toda essa experiência vivida para compartilhar com as pessoas suas inspirações.
Patrícia Gomes



Loja Virtual de decoração




Compare Products (0)

mautic is open source marketing automation